Cuidados com o carro durante a quarentena do coronavírus

 

Bateria, motor, ar-condicionado e freios estão entre os itens que precisam de atenção

 

Os fabricantes de veículos e componentes destacam a importância da quarentena, da higienização e do isolamento social. Com as linhas de produção paradas, reiteram a necessidade das pessoas ficarem em casa pela pandemia e para reduzir a velocidade da contaminação do coronavírus. O cuidado é importante para o uso do veículo em caso de emergência.

O ideal seria rodar cerca de 15 a 20 minutos por semana com o carro. Diante a impossibilidade durante a quarentena alguns cuidados ajudarão manter o veículo em condições para uso em qualquer necessidade e evitar susto ou surpresa inesperada no momento de precisar usá-lo.

A lubrificação do motor, carga da bateria, o ar-condicionado são importantes para o uso do veículo.

Sempre,sem esquecer  a higienização das mãos antes de começar a limpeza de maçanetas, volante, palanca, console, bancos, controles e cintos de segurança, entre outros. Também em local aberto. Deixe sempre um frasco de álcool em gel (70% de álcool) ao seu alcance dentro do veículo

As recomendações sobre o período e o tempo para ligar o motor variam de acordo com as montadoras. Na maioria dos casos vão de 15 a 20 minutos de uma a duas semanas de intervalo.

Cuidados básicos

 Ar-condicionado – Com o motor ligado, acionar no sistema frio para a lubrificação do compressor por cerca de cinco minutos.  Depois, troque para o aquecimento para reduzir a condensação nos condutos. A operação evita o cheiro ruim e também os fungos que proliferam nas tubulações e filtros úmidos.

Bateria – Para evitar a descarga, o carro deve ser ligado pelo menos a cada duas semanas, desde não estejam uma garagem fechada. O veículo deverá ficar com o motor acionando por cerca  de 20 minutos.

Os veículos elétricos e híbridos precisam de cuidados adicionais. Para  dos modelos BMW e Mini, durante o período de imobilização, ligar o veículo em um local de carregamento adequado (um carregador acompanha todo veículo elétrico e híbrido das duas marcas). Caso necessário, a bateria de alta voltagem é automaticamente carregada. Garantir que o processo de carregamento possa ser realizado. O status de carga da bateria deve ser confirmado regularmente. O veículo não deve ficar parado mais de três meses com um status de carga inferior a cerca de 50 %.

 Freios – Em locais expostos ao tempo, ou com umidade elevada, pode ocorrer oxidação dos discos de freio causados pelos resíduos das pastilhas de freios. Nas primeiras frenagens poderá ocorra um barulho anormal decorrente desta oxidação, e que tende a desaparecer conforme a utilização.

Interior –  Em locais de alta umidade para evitar a formação de bolor é necessário deixar o veículo aberto por alguns minutos pelo menos uma vez por semana.

Pintura – Se o veículo ficar exposto ao tempo, cobri-lo com uma capa adequada. Lavá-lo antes da imobilização para evitar que agentes externos como detritos de animais, insetos ou sujeiras provoquem manchas irreversíveis.

Pneus – Cuidados simples inclui manter os pneus calibrados e medidas de higiene a dirigir são importantes como sempre manter o estepe calibrado para qualquer emergência.

Atenção a perda de pressão dos pneus, o que pode ocorrer lentamente, e estarem murchos no momento de necessidade. Deixe-os sempre calibrados com a pressão indicada pelo fabricante e disponível no manual do veículo ou na lateral do batente da porta do motorista

Também importante

Conferir se os faróis e luzes internas estão desligados para preservar a bateria.  Os vidros também devem estar fechados para evitar entrada de bichos.

Não deixe perecíveis e lixo dentro do carro.

Confira a existência de poças de óleo que indicam a ocorrência de vazamento

 Acionar os vidros, portas e limpadores do para-brisa

Dependendo do tempo, poderá ser usada uma capa para cobrir o veículo, o que impedirá acumular poeira na pintura.

Fonte: gauchazh

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